fbpx

Ecofinance realiza primeiro inventário de emissão de gases de efeito estufa da Panvel

Consultoria sugeriu recomendações para auxiliar na redução das emissões de carbono.

A Ecofinance Negócios, em parceria com a SGBIO, assessorou o Grupo Panvel no desenvolvimento de seu primeiro inventário de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), que contemplou todas as suas unidades empresariais. O trabalho está alinhado à plataforma de sustentabilidade da marca, Todos Bem, lançada em 2021 com o objetivo de adotar valores e práticas que impactem positivamente todo o seu ecossistema – colaboradores, parceiros, clientes, sociedade, o meio ambiente e a própria empresa.

Para a elaboração do inventário foi utilizada a metodologia internacional GHG Protocol bem como as equações fornecidas pelo Painel Intergovernamental de Mudanças do Clima (IPCC). Algumas iniciativas já implementadas pelo Grupo Panvel, como a implantação da autogeração de energia fotovoltaica em farmácias e nos centros de distribuição, já promoveram a redução de aproximadamente 27% das emissões controladas pela empresa.

A análise de benchmarking desenvolvida no trabalho mostrou que o Grupo Panvel apresenta um nível de emissões de carbono absoluto e relativo (por número de lojas e por funcionários) mais baixo que seus principais concorrentes. Essa análise evidenciou também que o inventário de emissões da empresa é mais completo em suas fontes de emissões indiretas, abrangendo a logística de insumos e produtos.

A partir da avaliação dos resultados do inventário, a Ecofinance sugeriu recomendações ao grupo farmacêutico para auxiliar na redução das emissões de carbono. Foram propostas a ampliação de estratégias que já apresentam resultados positivos, como o uso de energia solar e de veículos menos poluentes para entrega a clientes (bicicletas, moto elétricas), e novas ações envolvendo, inclusive, o engajamento de fornecedores.

A Ecofinance Negócios é uma empresa voltada ao desenvolvimento de projetos de redução de emissões de carbono que contribuem para o combate das mudanças climáticas em organizações privadas e governos subnacionais. Em 15 anos no mercado, a empresa comercializou mais de 15 milhões de créditos de carbono, assessorou mais de 160 empreendimentos de energia renovável e desenvolveu mais de 150 inventários de carbono de grandes organizações.

O Grupo Panvel é formado pela Panvel, uma das maiores redes de farmácias do país; a Dimed, uma das principais distribuidoras de medicamentos do Brasil e também pioneira no seu segmento no país, com centros de Distribuição em Eldorado do Sul (RS) e São José dos Pinhais (PR); e o Laboratório Industrial Farmacêutico Lifar, divisão de desenvolvimento e fabricação de cosméticos, medicamentos e alimentos.

 

Leia a reportagem no site Amanhã clicando aqui.

 

Eduardo Baltar
eduardo@grupoecofinance.com.br
Sem Comentários

Poste um Comentário