fbpx

Ferramenta auxilia controle de emissões de gases do efeito estufa

A avaliação das principais fontes emissoras de gases do efeito estufa, bem como o cálculo sobre o volume de gases lançado na atmosfera por organizações, ganhou um aliado nesta quinta-feira. Desenvolvido em parceria entre a gaúcha Enerbio Consultoria e a pernambucana Caju Agência Digital, o software Webcarbon entra no mercado prometendo uma gestão mais eficaz na coleta de dados que auxiliam os empresários a conhecer suas emissões e a elaborar inventários de carbono.

O software consiste em uma plataforma online onde o volume de diferentes tipos de combustíveis e energia gastos são cadastrados, resultando em um banco de dados sobre todas as emissões de gases registradas pela empresa. O programa, que também pode ser agregado ao sistema da companhia, une as informações obtidas formando gráficos sobre os poluentes emitidos, apontando o impacto da atividade no meio ambiente e sinalizando a dimensão de medidas que podem ser adotadas para conter a agressão à natureza.

O diretor da Enerbio Eduardo Baltar afirma que o projeto está sendo trabalhado há um ano e meio e nasceu diante da dificuldade de companhias em agilizar a coleta de dados sobre o carbono emitido em suas operações. Dona do maior volume de projetos em crédito de carbono no Sul do Brasil – 28 -, a Enerbio utiliza sua experiência em projetos na área em um contexto em que as mudanças climáticas exigem um novo olhar sobre os empreendimentos.

“Temos uma Política Nacional de Mudanças Climáticas, na qual as emissões deverão ser reduzidas em até 38,9%, então as empresas precisam conhecer suas emissões para poder reduzir”, diz Baltar. Ele explica que os parâmetros para emissão são constantemente atualizados, utilizando metodologias do GHG Protocol, ferramenta mundialmente usada para gerenciar e quantificar emissões.

O dirigente lembra que com normatizações cada vez mais rígidas sobre a questão ambiental, os inventários de carbono serão um quesito fundamental para o desenvolvimento das organizações. Isso porque, segundo ele, já existem países que exigem a comprovação das emissões de gases para concessão de licenciamento e crédito.

A ferramenta pode ser gerida por empresas de todos os tamanhos, de acordo com Baltar, além de poder ser customizada conforme as necessidades do cliente.

Eduardo Baltar
eduardo@grupoecofinance.com.br
Sem Comentários

Poste um Comentário